Entenda tudo sobre ferragens
Casa e construção
Entenda tudo sobre ferragens.
Características e usos.
Tipos de ferragens e especificações
Geralmente, os tipos de ferragens são agrupados de acordo com o seu grau de resistência. Essa variação acontece devido à composição química de cada ferragem e levar isso em consideração antes de escolher o material é muito importante.
Isso porque, na hora de comprar, além dos tipos de ferragens, você também deve verificar o grau de resistência e entender se ele é compatível com o tipo de uso que o ferro terá. Assim, você garante que sua obra irá ter uma boa sustentação!
As três principais especificações para esse material são:
- Aço CA 50: é o mais usado nas construções de concreto armado. Ele possui uma superfície nervurada, diâmetros variados e uma resistência característica de tensão de escoamento de 500 Mpa;
- Aço CA 60: é mais empregado em estruturas pré-moldadas (aquelas em que as vigas e pilares, por exemplo, já vem prontos de fábrica). Possui resistência de 600 Mpa, superfície lisa e bitolas que variam de 4.2mm a 9.5mm;
- Aço CA 25: é o tipo mais usado em barras de transferência (geralmente aplicadas na construção de pisos ou pavimentos). Possui resistência de 250 Mpa, superfície lisa e diâmetros que variam entre 6.3 mm a 40 mm.
Quais os principais tipos de ferragens?
Além das especificações, é claro, você também deve saber quais são os principais tipos de ferragens, suas indicações e outras informações essenciais, a fim de garantir uma obra segura e durável. Vamos ver em detalhes cada um:
Vergalhões
São barras de aço que, quando adicionadas ao concreto, formam o concreto armado. Ele é usado na estrutura da construção de vigas, vigotas, pilares e outros. Em geral, para cada m³ de concreto é usado em torno de 100g de aço estrutural.
Na hora de comprar os vergalhões, você poderá encontrá-los tanto em barras retas como dobradas. Nesse último caso, eles são cortados e dobrados de acordo com o formato necessário para a obra.
Em relação às especificações que citamos no tópico anterior, os vergalhões são vendidos nas categorias GG-50 e CA-25, com superfície lisa e CA-50 com superfície nervurada.
O GG-50 é diferente dos vergalhões tradicionais porque oferece outros benefícios, como o rigoroso controle de diâmetro, fornecimento em barras de comprimentos definidos e capacidade de solda a topo (para diâmetros de 10 a 40 mm). Nesse caso, é possível encontrar vergalhões em barras retas ou dobradas de 12 metros, com seção circular e superfície nervurada ou lisa.
Uma característica dos vergalhões tradicionais é que eles não possuem revestimento superficial – o que os tornam mais suscetíveis à oxidação. As versões com superfície nervurada são usadas quando se deseja aumentar a aderência ao concreto.
Também é importante salientar que a maior parte dos aços para vergalhões não é soldável, porém, existem graus especiais de aço que, quando combinados com operadores experientes e materiais adequados de eletrodo, permitem a soldagem.
Usar telas soldadas nos pisos e nas lajes, por exemplo, é uma ideia bem interessante, já que elimina as perdas do método de montagem da armadura no local da obra e ainda reduz a mão-de-obra.
De uma maneira geral, os vergalhões são os tipos de ferragem mais versáteis dentro da construção civil e por isso oferecem uma grande variedade de espessuras (chegando a até 40 mm). Contudo, encontrar a espessura certa e o tipo adequado de vergalhão, exige a análise de um especialista.
Para maiores informações, indicamos a empresa Grauti - Aço para contrução, localizada Av. Lucas Nogueira Garcez, 3.393, Loja 2, Jardim Paulista, Atibaia, SP.
(11) 4412-4000
Comentários (0)
Deixe um comentário