Saiba como evitar manchas nos espelhos

O uso incorreto de produtos para limpeza, com excesso de componentes ácidos ou muito alcalinos podem causar marcas.




Os espelhos, assim como outros objetos da casa, estão sujeitos ao aparecimento de manchas do tempo que não podem ser removidas, como aquelas de umidade e mofo. No entanto, há formas de evitar que elas apareçam. O uso incorreto de produtos para limpeza, com excesso de componentes ácidos ou muito alcalinos podem causar marcas, assim como o contato com gordura e outras sujidades no ambiente.

Esqueça os produtos de limpeza superelaborados. Para manchas mais comuns, como de batom, dedos, pasta de dente e spray de cabelo, basta uma receita simples e caseira: Um pano úmido em água com detergente retira todas as manchas. Em seguida, passe o pano úmido apenas com água até retirar todo o detergente. Depois é só finalizar com um pano com álcool e uma folha de jornal para dar brilho e tirar qualquer pelinho do pano que tenha ficado.

 

Limpeza com água pode ser um problema, já que ela corre o risco de entrar dentro da moldura do espelho e não secar.

Por falar em limpeza, é comum que se pense que os limpadores de vidro à venda nos supermercados sejam os ideais para a higienização dos espelhos. Mas produtos muito ácidos, alcalinos ou abrasivos, podem corroer a camada que protege o espelho e expor a camada de prata que gera o espelhamento, fazendo com que ela oxide. Essa oxidação presente no espelhamento também pode causar marcas impossíveis de serem removidas. Neste caso, o que ocorre é que essa película necessita de uma tinta específica para ser protegida da umidade, que muitas vezes acaba não sendo aplicada pelo fabricante dos produtos ou sendo colocada na quantidade adequada para evitar o desgaste. O ideal é procurar por espelhos que contem com camada dupla de proteção e/ou selantes nas bordas, pois isso aumentará sua proteção e sua vida útil.

O principal ponto para a manutenção do espelho é mesmo a limpeza regular, mesmo que a sujeira não esteja aparente. Uma dica “faça você mesmo” que pode ajudar nesse processo é o preparo de uma solução que mistura uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água – e que deve ser aplicada diretamente sobre o espelho com uma esponja. Feito isso, passe um pano macio, como a flanela, para lustrar a superfície. Nesse mesmo processo de limpeza, você também pode optar por usar uma folha de jornal amassado e embebido nesta mesma solução. Limpe depois com outra folha de jornal amassado e, então, passe um pano seco para finalizar. Ah, e nada de usar buchas de limpeza e outras superfícies ásperas nos espelhos, pois podem até remover o pó, mas causam riscos.

Truque contra água

Limpeza com água pode ser um problema, já que ela corre o risco de entrar dentro da moldura do espelho e não secar. Para evitar que isso aconteça na hora da limpeza, seque as bordas com um secador de cabelo. Dessa forma, você fará evaporar qualquer gotícula que por ventura tenha entrado no espelho.

 


Comentários (0)


Deixe um comentário