Entenda tudo sobre ferragens

Casa e construção

Entenda tudo sobre ferragens.

Características e usos.


Tipos de ferragens e especificações

Geralmente, os tipos de ferragens são agrupados de acordo com o seu grau de resistência. Essa variação acontece devido à composição química de cada ferragem e levar isso em consideração antes de escolher o material é muito importante.

Isso porque, na hora de comprar, além dos tipos de ferragens, você também deve verificar o grau de resistência e entender se ele é compatível com o tipo de uso que o ferro terá. Assim, você garante que sua obra irá ter uma boa sustentação!

As três principais especificações para esse material são:

  1. Aço CA 50: Ã© o mais usado nas construções de concreto armado. Ele possui uma superfície nervurada, diâmetros variados e uma resistência característica de tensão de escoamento de 500 Mpa;
  2. Aço CA 60: Ã© mais empregado em estruturas pré-moldadas (aquelas em que as vigas e pilares, por exemplo, já vem prontos de fábrica). Possui resistência de 600 Mpa, superfície lisa e bitolas que variam de 4.2mm a 9.5mm;
  3. Aço CA 25: Ã© o tipo mais usado em barras de transferência (geralmente aplicadas na construção de pisos ou pavimentos). Possui resistência de 250 Mpa, superfície lisa e diâmetros que variam entre 6.3 mm a 40 mm.

Quais os principais tipos de ferragens?

Além das especificações, é claro, você também deve saber quais são os principais tipos de ferragens, suas indicações e outras informações essenciais, a fim de garantir uma obra segura e durável. Vamos ver em detalhes cada um:

Vergalhões

São barras de aço que, quando adicionadas ao concreto, formam o concreto armado. Ele é usado na estrutura da construção de vigas, vigotas, pilares e outros. Em geral, para cada m³ de concreto é usado em torno de 100g de aço estrutural.

Na hora de comprar os vergalhões, você poderá encontrá-los tanto em barras retas como dobradas. Nesse último caso, eles são cortados e dobrados de acordo com o formato necessário para a obra.

Em relação às especificações que citamos no tópico anterior, os vergalhões são vendidos nas categorias GG-50 e CA-25, com superfície lisa e CA-50 com superfície nervurada.

O GG-50 é diferente dos vergalhões tradicionais porque oferece outros benefícios, como o rigoroso controle de diâmetro, fornecimento em barras de comprimentos definidos e capacidade de solda a topo (para diâmetros de 10 a 40 mm). Nesse caso, é possível encontrar vergalhões em barras retas ou dobradas de 12 metros, com seção circular e superfície nervurada ou lisa.

Uma característica dos vergalhões tradicionais é que eles não possuem revestimento superficial – o que os tornam mais suscetíveis à oxidação. As versões com superfície nervurada são usadas quando se deseja aumentar a aderência ao concreto.

Também é importante salientar que a maior parte dos aços para vergalhões não é soldável, porém, existem graus especiais de aço que, quando combinados com operadores experientes e materiais adequados de eletrodo, permitem a soldagem.

Usar telas soldadas nos pisos e nas lajes, por exemplo, é uma ideia bem interessante, já que elimina as perdas do método de montagem da armadura no local da obra e ainda reduz a mão-de-obra.

De uma maneira geral, os vergalhões são os tipos de ferragem mais versáteis dentro da construção civil e por isso oferecem uma grande variedade de espessuras (chegando a até 40 mm). Contudo, encontrar a espessura certa e o tipo adequado de vergalhão, exige a análise de um especialista.

Para maiores informações, indicamos a empresa Grauti - Aço para contrução, localizada Av. Lucas Nogueira Garcez, 3.393, Loja 2, Jardim Paulista, Atibaia, SP.

www.grauti.com.br

(11) 4412-4000


Comentários (0)


Deixe um comentário